Fotógrafo capta a subcultura dos nômades do século 21, que chamam à estrada a sua casa

Padrão

Enquanto vivemos nossas vidas sob uma série de restrições, exigências, pressões e compromissos diante da necessidade de se ganhar dinheiro e pagar nossas contas, arrumar nossa casa e cuidar do espaço sob um telhado que decidimos que é nosso lar, há um grupo de pessoas por todo o mundo que ignora grande parte dessas determinações, e simplesmente vê o mundo e o movimento como seu lar. São os nômades, pessoas que vivem de carona para cima e para baixo, guiados pelo desejo e pelas necessidades imediatas, sempre com o pé na estrada, sob suas próprias regras.

LostFound1

Por seis anos o fotógrafo americano Michael Joseph registrou os nômades dos EUA em retratos íntimos, transformados numa série batizada de Lost and Found, ou Achados e perdidos. Os nômades de Joseph são contemporâneos, mas a tradição existe desde sempre em todas as épocas – e os de hoje se inspiram nos beats dos anos 1950, nos hippies dos anos 1960, e assim sucessivamente.

LostFound7

Joseph procura não romantizar a vida nômade, e ressalta que não se trata de uma experiência fácil, sempre sujeita à violência, a se machucar, ao uso de drogas, à fome e outras necessidades, além de eventuais acidentes. A recompensa, porém, é poder testemunhar a natureza em sua forma mais intensa e bela, além de não se submeter às durezas e dores de cabeça da vida tradicional.

LostFound9

O próprio fotógrafo reconhece a força que uma vida nesse estilo possui. “Quando viajo sozinho para fotografar, é quando me sinto livre”, ele diz. “É como eu escapo. Não sei o que vou encontrar, com quais viajantes vou me reunir, ou como tudo se transformou”.

LostFound8

Não saber parece ser uma das maiores virtudes dos nômades, em absoluto contrassenso com a necessidade de controle que temos de nossas vidas – uma das coisas que talvez a vida em permanente movimento tenha a nos ensinar.

LostFound10

LostFound6

LostFound5

LostFound4

LostFound3

LostFound2

Todas as fotos © Michael Joseph;fonte: via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s