Ninguém comprou ingresso pro monólogo desse ator, mas ele resistiu e interpretou pra uma sala vazia

Padrão

Muitos sonham em ser artista à procura da vida de estrelato, fortuna, adoração e glória nos é vendida diariamente. A verdade, no entanto, sobre a absoluta maioria dos artistas é que se trata de uma vida de dedicação quase cega, com pouco dinheiro e público, muito trabalho recompensado na maioria das vezes por nada muito além do que o amor por realizá-lo. A história recentemente ocorrida com o ator italiano Giovanni Mongiano é um comovente, contundente e até mesmo belo exemplo dessa realidade.

Giovanni3

Seria somente mais uma apresentação do espetáculo Improvisações de um ator que lê, de autoria do próprio Giovanni, não fossem dois detalhes diametralmente opostos: tratava-se da 70a apresentação do espetáculo, o que seria um bom motivo para aquela ser uma noite especial mas, ao chegar ao Teatro del Popolo de Gallarte, na cidade de Lombardia, no norte da Itália, o ator de 65 anos descobriu que nenhum ingresso havia sido vendido para aquela noite. Nenhum espectador assistiria essa apresentação.

Giovanni1

Com 45 anos de palco, Giovanni não titubeou, e cumpriu a celebração merecida, transformando aquela desértica sala no cenário sim de uma comemoração especial: ele apresentou seu monólogo na íntegra, exatamente como seria se estivesse diante de um teatro lotado – Giovanni fez a 70a apresentação de seu espetáculo para ninguém, e o que seria uma noite para se esquecer, tornou-se um ato de resistência, uma declaração de amor ao ofício e à arte, que ganhou o mundo.

Giovanni4

Decidi fazer isso de um golpe só. Foi um impulso irresistível. Eu tinha de fazê-lo. Um gesto de amor, mas também simbólico e provocativo”, afirmou o ator para o jornal italiano Corriere della Sera, lembrando que já havia recebido pela apresentação, e que poderia simplesmente ter ido embora.

Da imprensa italiana para a imprensa mundial foi um passo, e o ato solitário de Giovanni ganhou contornos simbólicos, abrindo debate não só sobre quando uma apresentação deva ser cancelada, como também sobre a importância da valorização da cultura e o descaso geral com as artes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O palco é um lugar de reflexão e expansão de nossas consciências e possibilidades – um lugar especial para se pensar, repensar e reinventar o mundo. Assim, imbuído de tal espírito, Giovanni apresentou seu espetáculo. Essa foi a primeira vez em sua carreira que algo assim lhe ocorreu, mas certamente não será a última que um artista passará por isso.

Giovanni2

Trata-se, afinal, de um ofício de amor e dedicação quase que irrestritas, no qual as conquistas se dão por caminhos tortuosos e inesperados, mas sem o qual o mundo se torna necessariamente um lugar menor e mais obscuro – mesmo que ninguém esteja lá para assistir.

Giovanni5

© fotos: fonte: via

Anúncios

2 comentários sobre “Ninguém comprou ingresso pro monólogo desse ator, mas ele resistiu e interpretou pra uma sala vazia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s