Algumas coisas práticas que você pode fazer a respeito da catástrofe em Aleppo, na Síria

Padrão

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

A cidade de Aleppo, a segunda maior da Síria, tornou-se o principal cenário do confronto entre rebeldes e tropas do governo do ditador Bahsar al-Assad que, com o apoio russo, vem bombardeando e transformando a cidade em cenário de um dos maiores horrores recentes no mundo. Mais de 300 mil pessoas já morreram no conflito, e diariamente novos vídeos e mensagens revelam de dentro do cenário o horror da situação síria.

Há ainda em torno de 50 mil pessoas presas na cidade, e a dor de ver os relatos e pedidos de socorro é ampliada pela sensação de impotência que esse tipo de conflito traz ao resto do mundo – que não pode simplesmente lamentar o horror humano que acontece no país. Se é difícil compreender com clareza os motivos e os desdobramentos da guerra, oferecer algum tipo de ajuda concreta às pessoas vítimas da barbárie parece impossível – mas não é. Ainda que indiretamente, é possível concretamente ajudar, mesmo a tantos quilômetros de distância, o povo sírio. Abaixo seguem sete exemplos do que fazer para ajudar ao menos os esforços no local e pelo mundo.

ajuda1

Apoie os White Helmets (Capacetes brancos)

ajuda7

Os Capacetes Brancos são uma força humanitária local, que já salvou milhares de pessoas em locais de conflito, levantando dinheiro, remédios e ajudando famílias. Há quem os acuse de ter fins políticos, pela queda do regime – mas o fato é que, nesse momento de absoluta crise, eles estão salvando vidas. É possível contribuir pelo site da organização.

Apoie os Médicos Sem Fronteira

ajuda6

Uma das maiores organizações humanitárias do mundo, os Médicos Sem Fronteira também estão presentes na Síria, oferecendo locais para assistência médica, equipamento de atendimento, remédios e, onde ainda é possível, equipe de salvamento. Para ajuda-los, basta acessar o site e contribuir.

Apoie a Sociedade Médica Sírio-americana

ajuda4

Responsável por dezenas de operações de atendimento na Síria e nos países que vêm recebendo as maiores quantidades de refugiados, essa organização já tratou de mais de 3 milhões de vítimas na região. É possível ser voluntário ou doador pelo site.

Apoie o Comitê de Resgate Internacional

ajuda2

Trata-se de um comitê que oferece apoio para retirar pessoas de zonas de conflito por todo o mundo – incluindo refugiados sírios. Aqui você pode descobrir com ajuda-los.

Apoie o Save The Children

ajuda5

O nome já diz: Salvem as crianças – uma organização que trabalha com crianças desabrigadas ou refugiadas em zonas de conflito, e ajuda as famílias dessas crianças. Para saber mais sobre esse trabalho e colaborar, clique aqui.

Vá a um protesto, ou organize um

ajuda3

Pressionar as autoridades em qualquer lugar do mundo a ajudar as pessoas em conflitos é um importante caminho para que a comunidade internacional intensifique as ajudas essenciais para salvar vidas na região. Unir as vozes do mundo contra a guerra é, portanto, fundamental.

Apoie os refugiados

ajuda8

Desde 2011, quando o conflito na Síria começou, que a migração intensa de pessoas a partir da síria teve início. Para ajuda-las é possível acessar o site da Agência de Refugiados da ONU e colaborar – mas, mais do que isso, é preciso também se posicionar contra a xenofobia, o racismo e todo tipo de violência que os refugiados sofrem mundo a fora. São pessoas, vítimas de um conflito com o qual não tiveram nada a ver, e que estão vendo suas vidas serem destruídas pela ganância e a ignorância dos poderosos. Doar e colaborar são gestos fundamentais, mas empatia, generosidade, ajuda e amizade são também esforços poderosos contra o horror.

© fotos: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s