ONG constrói escolas de garrafa pet em áreas vulneráveis e oferece manual gratuito com passo a passo

Padrão

Excesso de lixo e falta de escola são dois problemas graves em todo mundo. Ainda que sejam em princípio dilemas endêmicos com origens diferentes, a solução de ambos podem estar mais ligadas do que pensamos – ao menos, diante do trabalho da ONG Hug It Foward, que constrói escolas pela América Latina feitas de garrafas pet.

garrafa3

Além de impactar positivamente no meio ambiente – reaproveitando em torno de 7000 garrafas pet por escola, utilizadas como uma espécie de “recheio” das paredes – o custo da construção de uma “escola de garrafa” é incrivelmente menor que o custo normal. Em pouco mais de 7 anos de atividade, a ONG já construiu 77 escolas, cada uma em um custo médio de 6.500 dólares.

garrafa2

garrafa1

Para realizar as construções, a própria comunidade local é capacitada e convocada ao trabalho, envolvendo assim justamente os maiores beneficiários no processo de desenvolvimento ambiental e educacional. Para serem transformadas em “tijolos” ecológicos, as garrafas são recheadas de lixo não biodegradável, também coletado pela própria população – inclusive pelas crianças que irão estudar no local, dando início assim no processo de conscientização ecológica antes mesmo da escola existir.

garrafa7

As bases e o acabamento das paredes é todo feito com cimento – e, no site da ONG, um manual ensina como construir as “escolas de garrafa” que, em seu resultado final, ficam exatamente como um prédio de construção tradicional, tanto esteticamente quanto em termos de segurança – com a pequena diferença de estarem ajudando a salvar tanto o planeta quanto a população que por aqui vive.

garrafa4

garrafa5

garrafa6

© fotos: divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s