Holanda desafia designers a criar casas para refugiados e o resultado é incrível

Padrão

Somente no ano passado, mais de 60 mil refugiados chegaram à Holanda, precisando de um lugar para morar. Nesse pequeno país, quase do tamanho do estado do Rio de Janeiro, é um desafio conseguir habitação para todas as pessoas que fugiram de suas cidades-natal. Por isso, são necessárias soluções inovadoras.

holanda

Como primeira medida, o governo holandês abriu uma antiga prisão abandonada para montar uma habitação pública temporária, mas estava determinado a fazer melhor e garantir a dignidade da vida humana. Para isso, no início de 2016, a Holanda lançou um concurso de design chamado ‘A Home Away From Home‘ (uma casa longe de casa, em tradução livre), no qual os participantes tinham que projetar moradias temporárias para os refugiados.

holanda1

O concurso foi um sucesso, e todos os projetos vencedores repensaram a ideia de habitação pública, acrescentando inovações para tornar as casas mais do que um lugar para dormir. Nos projetos, foram incluídos, por exemplo, energia solar, sistemas de purificação de água e uso engenhoso de espaço e material.

holanda4

A atual crise de refugiados ainda está longe de terminar, pelo contrário. Além das guerras em diferentes partes do planeta, as mudanças climáticas poderão aumentar ainda mais o número de refugiados e todas essas pessoas precisarão de um lugar para viver. Soluções inovadoras como essas podem ser um dos caminhos para garantir a dignidade da vida humana.

holanda2

holanda6

holanda5

holanda7

holanda3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s