Para combater a pichação, Praga incentiva o graffiti nas estações de metrô

Padrão

O eterno dilema da pichação está em torno de seu significado e importância para o meio urbano, sua consolidação ou não como arte, sua liberdade de expressão e até mesmo a segurança dos pichadores está em jogo. Aprovando ou torcendo o nariz, a cidade de Praga resolveu a questão da pichação em estações de metrô de forma inteligente: incentivando o graffiti.

Os túneis são alvos constantes dos pichadores, sempre em busca de pontos mais difíceis e ousados. Para as autoridades, o problema não era meramente estético, mas até mesmo de segurança, pois é um ponto um tanto arriscado e obviamente tem acesso proibido. Tendo em vista de que os túneis eram atraentes e naturalmente feios, por que não embelezar o local com as cores vibrantes de um graffiti?

Com a ideia em mente, convidaram então quatro artistas para darem vida nova ao túnel de Andel, na região central, um dos mais pichados. O mais interessante é que Jan Kalab, um dos convidados para pintar, costumava invadir o espaço para pichar e agora pode deixar sua marca registrada legalmente. Isso acontece muito com diversos artistas ao redor do mundo, que iniciam suas carreiras no picho.

Segundo a Prague Public Transport, a ação foi tão bem aceita, que eles já pensam em expandir para outros túneis de trem e metrô da cidade, até o final de 2015.

Jan Kalab3

Metro-Praga2

Metro-Praga5

Metro-Praga4

Metro-Praga7

Metro-Praga6

Metro-Praga8

Metro-Praga9

Metro-Praga10

Todas as fotos via e © Jan Kalab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s