5 roteiros maravilhosos para curtir o friozinho no Brasil

Padrão


O inverno finalmente parece ter chegado para ficar! Apesar disso, em algumas partes do Brasil o frio ainda não deu nem sinal – até porque a gente mora num país tropical, né, gente? Por sorte, com esse tantão de terra que existe por aqui, sempre tem opções para quem pretende curtir o melhor do frio sem precisar sair do Brasil.

Confere só nossas dicas de lugares!
1. Região serrana do Rio

Dizem que foi graças ao calor carioca que a cidade de Petrópolis se tornou popular entre a realeza, pois Dom Pedro II já não aguentava mais o clima quente da capital do Rio de Janeiro. Assim foram erguidos palácios e monumentos aos montes, deixando a cidade com aquele ar de vila imperial. Para alegria dos viajantes, muitas das construções da época ainda são abertas à visitação. Teresópolis também fica mais movimentada com a chegada das baixas temperaturas: é quando os cariocas vão à cidade para curtir um pouco do clima europeu da região, repleta de pousadinhas charmosas.

Petrópolis, RJ. Foto: Eugenio Hansen, OFS
2. Serra da Mantiqueira

As belezas da Serra da Mantiqueira se estendem por três estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. E por aqui também faz frio durante os meses de inverno! Entre maio e setembro é a temporada ideal para visitar a região, famosa por sua natureza e pela ótima gastronomia. Mas nem só da badalada (e cara!) Campos do Jordão, em São Paulo, vive a região. Quem busca um destino alternativo e nem por isso menos interessante, encontrará uma boa opção ao visitar Monte Verde ou Gonçalves, em Minas Gerais.

Campos do Jordão, SP. Foto: Deni Williams
3. Serra Catarinense

Em Santa Catarina também faz frio – e dos fortes! A região mais fria do Brasil registra temperaturas negativas com frequência no inverno e é comum nevar por lá, pelo menos alguns dias por ano. Ou seja, se quiser ver neve, essa é sem dúvida a melhor opção (se não a única!) e você também pode ter sorte e ver as águas das cachoeiras congeladas. Se optar por este destino, não deixe de conhecer as principais cidades da serra catarinense: São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Neve em São Joaquim. Foto: Caio Cesar
4. Serra Gaúcha

Passar frio é com os gaúchos mesmo! A serra gaúcha é um daqueles destinos perfeitos para comer bem, tomar um bom vinho produzido na cidade de Bento Gonçalves, onde é possível curtir o Vale dos Vinhedos, e passar um pouco de frio! As temperaturas frequentemente chegam próximo de 0ºC em cidades como Gramado e Canela, que parecem ter sido feitas especialmente para os turistas. Pequenos, cheios de natureza e ótimos para circular, os dois destinos prometem ser um refúgio para casais e famílias.

Canela. Foto: Tiago Fioreze
5. Curitiba

No mês de junho a cidade recebe o Festival de Inverno de Curitiba, buscando incentivar o turismo. Durante os meses de junho a agosto, cerca de um milhão de visitantes passam pelo local, onde ocorrem eventos gastronômicos, feiras de artesanato, além de muitas atrações culturais, com peças de teatros e shows. Não deixe também de conhecer o Museu Oscar Niemeyer e o belíssimo Jardim Botânico da cidade. Apesar de ser a capital mais fria do Brasil, as temperaturas no inverno raramente são negativas, embora ocorram geadas todos os anos, que deixam a cidade com um toque ainda mais bonito durante o frio!

Foto: SamirNosteb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s